quinta-feira , junho 21 2018

Maior evento sobre licitações da região norte reuniu 140 participantes em Ariquemes

Cerca de 140 participantes abrilhantaram o 2º Encontro de Pregoeiros e Equipes de Apoio de Rondônia, que aconteceu em Ariquemes-RO. O evento é promovido anualmente pela Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipes de Apoio – ANPPME e mesmo estando apenas em sua segunda edição já se consolida como o maior evento sobre o tema licitações públicas realizado na região norte do país.

O evento aconteceu entre os dias 27 e 29, na sede da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO. Durante os três dias foram oferecidos aos participantes quatro temas ministrados por palestrantes que mantiveram a plateia envolvida e focada nos assuntos. “Grata satisfação em ter participado do evento. Temas atuais, abordagem simples e de fácil entendimento. Isso é que precisamos”, declarou André Capuleto um dos participantes.

Por ser promovido pela Associação, que não tens fins lucrativos, o evento teve inscrições gratuitas para os associados e membros das equipes de licitações. De acordo com o presidente da ANPPME, Fernandes Lucas, um evento deste porte teria um custo caro e inviabilizaria que muitos municípios mandassem seus representantes. “Esse é um grande diferencial, pois eventos como estes custaria em média uns R$ 2 mil reais por inscrição. Sabendo dessa realidade a Associação promoveu de forma gratuita para as equipes de licitações, pois sabemos da importância de qualificar essas equipes”, declarou.

A equipe de Cerejeiras manifestou através de um grupo das redes sociais o seu agradecimento aos organizadores: “Nós de Cerejeiras agradecemos a Associação, a toda equipe pela oportunidade de participar do evento, que foi de grande valia e ainda, não oneroso a administração a qual representamos, pois, um evento desse porte, de forma gratuita é inimaginável. Obrigado a todos”

Tendo como principal foco a ampliação do conhecimento e maior qualificação dos agentes envolvidos nas compras públicas o evento também promove uma maior integração entre esses agentes o que possibilita a discussão sobre diversas situações que ocorrem diariamente nas licitações públicas.

“Depois do primeiro evento que ocorreu em Ji-Paraná no ano passado, conseguimos promover uma maior interação entre as equipes de licitações. Desde então a troca de experiências vem ajudando e muito na solução dos impasses que se apresentam diariamente nas licitações”, declarou Dário Bagalo, vice-presidente da ANPPME.

De acordo com o vice-presidente a Associação nasceu da necessidade de promover essa integração e principalmente para o fortalecimento da classe através de capacitações, ampliação do conhecimento e principalmente pelo reconhecimento da importância dos setores de licitações nas administrações públicas. “Os gestores públicos precisam reconhecer que sem uma equipe de licitação devidamente preparada não é possível promover praticamente nenhuma ação de governo. Todas as compras e serviços são, obrigatoriamente, precedidas de licitações, então não há como se administrar sem uma equipe que promova de forma eficaz eficiente as compras públicas, para isso é preciso reconhecer e valorizar esta classe. Atualmente os agentes responsáveis pelas compras, em sua grande maioria são muito mal remunerados e não recebem a qualificação necessária para exercer suas funções. A Associação surgiu para trabalhar a mudança dessa realidade”, Finalizou Dário.

Foram apresentados os temas: Licitações sustentáveis, legalidade e responsabilidade ministrada pelo professor Roulien Paiva Vieira; Composição de Custos e Formação de Preços com a professora Isis Gomes de Queiroz; Atuação do Pregoeiro e Lei 123/06 com o professor Cléo Oliveira Fortes Júnior e Sistema de Registros de Preços com o professor Paulo Gustavo L. de Oliveira.

De acordo com os organizadores o evento só foi devido a contribuição de diversas pessoas que acreditam no trabalho que está sendo desenvolvido pela ANPPME e destacaram o apoio do Sistema Licitanet, Link Assessoria e Serviços, Banco de Atas, MS Projetos, LicitaOn Assessoria, Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes, Diário da Amazônia, Distribuidora Tratormag, Gráfica Impacto, A Gazeta de Rondônia, Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO e outros colaboradores que de forma direta e indireta deram sua contribuição.



Texto e fotos: Assessoria ANPPME

Leia também

Decisão do STF impacta mais de meio bilhão de impostos em Rondônia

Aproximadamente quinhentos milhões por ano de impostos podem ser revertidos em créditos para empresas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *