terça-feira , dezembro 12 2017

Maior evento sobre licitações da região norte reuniu 140 participantes em Ariquemes

Cerca de 140 participantes abrilhantaram o 2º Encontro de Pregoeiros e Equipes de Apoio de Rondônia, que aconteceu em Ariquemes-RO. O evento é promovido anualmente pela Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipes de Apoio – ANPPME e mesmo estando apenas em sua segunda edição já se consolida como o maior evento sobre o tema licitações públicas realizado na região norte do país.

O evento aconteceu entre os dias 27 e 29, na sede da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO. Durante os três dias foram oferecidos aos participantes quatro temas ministrados por palestrantes que mantiveram a plateia envolvida e focada nos assuntos. “Grata satisfação em ter participado do evento. Temas atuais, abordagem simples e de fácil entendimento. Isso é que precisamos”, declarou André Capuleto um dos participantes.

Por ser promovido pela Associação, que não tens fins lucrativos, o evento teve inscrições gratuitas para os associados e membros das equipes de licitações. De acordo com o presidente da ANPPME, Fernandes Lucas, um evento deste porte teria um custo caro e inviabilizaria que muitos municípios mandassem seus representantes. “Esse é um grande diferencial, pois eventos como estes custaria em média uns R$ 2 mil reais por inscrição. Sabendo dessa realidade a Associação promoveu de forma gratuita para as equipes de licitações, pois sabemos da importância de qualificar essas equipes”, declarou.

A equipe de Cerejeiras manifestou através de um grupo das redes sociais o seu agradecimento aos organizadores: “Nós de Cerejeiras agradecemos a Associação, a toda equipe pela oportunidade de participar do evento, que foi de grande valia e ainda, não oneroso a administração a qual representamos, pois, um evento desse porte, de forma gratuita é inimaginável. Obrigado a todos”

Tendo como principal foco a ampliação do conhecimento e maior qualificação dos agentes envolvidos nas compras públicas o evento também promove uma maior integração entre esses agentes o que possibilita a discussão sobre diversas situações que ocorrem diariamente nas licitações públicas.

“Depois do primeiro evento que ocorreu em Ji-Paraná no ano passado, conseguimos promover uma maior interação entre as equipes de licitações. Desde então a troca de experiências vem ajudando e muito na solução dos impasses que se apresentam diariamente nas licitações”, declarou Dário Bagalo, vice-presidente da ANPPME.

De acordo com o vice-presidente a Associação nasceu da necessidade de promover essa integração e principalmente para o fortalecimento da classe através de capacitações, ampliação do conhecimento e principalmente pelo reconhecimento da importância dos setores de licitações nas administrações públicas. “Os gestores públicos precisam reconhecer que sem uma equipe de licitação devidamente preparada não é possível promover praticamente nenhuma ação de governo. Todas as compras e serviços são, obrigatoriamente, precedidas de licitações, então não há como se administrar sem uma equipe que promova de forma eficaz eficiente as compras públicas, para isso é preciso reconhecer e valorizar esta classe. Atualmente os agentes responsáveis pelas compras, em sua grande maioria são muito mal remunerados e não recebem a qualificação necessária para exercer suas funções. A Associação surgiu para trabalhar a mudança dessa realidade”, Finalizou Dário.

Foram apresentados os temas: Licitações sustentáveis, legalidade e responsabilidade ministrada pelo professor Roulien Paiva Vieira; Composição de Custos e Formação de Preços com a professora Isis Gomes de Queiroz; Atuação do Pregoeiro e Lei 123/06 com o professor Cléo Oliveira Fortes Júnior e Sistema de Registros de Preços com o professor Paulo Gustavo L. de Oliveira.

De acordo com os organizadores o evento só foi devido a contribuição de diversas pessoas que acreditam no trabalho que está sendo desenvolvido pela ANPPME e destacaram o apoio do Sistema Licitanet, Link Assessoria e Serviços, Banco de Atas, MS Projetos, LicitaOn Assessoria, Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes, Diário da Amazônia, Distribuidora Tratormag, Gráfica Impacto, A Gazeta de Rondônia, Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO e outros colaboradores que de forma direta e indireta deram sua contribuição.



Texto e fotos: Assessoria ANPPME

Sobre Dario Bagalo

Leia também

Nova diretoria do SINTRAM toma posse e tem muitos desafios pela frente

Em cerimônia que aconteceu na manhã deste domingo (03/12) foi dada posse a nova diretoria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *