sexta-feira , novembro 24 2017

MAURICIO CARVALHO E MARIANA CARVALHO LANÇAM PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL – PID

Neste último sábado 14/10/2017, Mauricio Carvalho e Mariana Carvalho lançaram o Programa de Inclusão Digital – PID, uma parceria entre Instituições Públicas e Privadas, onde a proposta do Projeto é a promoção da Inclusão Digital e Social, de pessoas que ainda não detém acesso à internet, à cursos de capacitação e a tantos outros benefícios ocasionados pela Inclusão Digital.

O Programa além de ser autossustentável permitir uma parceria entre Empresas Privadas, Setores Públicos e outras Instituições que necessitam descartar equipamentos de informática. Essas Instituições doam os equipamentos usados para serem recondicionados. Estes recondicionamentos são realizados por pessoas de comunidades carentes que aprendem o ofício de técnico em manutenção de equipamentos de informática, após essa etapa os computadores são doados a Instituições Sem Fins Lucrativos que poderão utilizar os equipamentos para promover a inclusão digital, promovendo cursos de capacitação que vão desde Informática Básica, cursos de WEBDESIGNER e tantos outros.

O projeto tem como diferencial o atendimento de idosos, uma vez que esse grupo dificilmente é atendido por projetos de inclusão digital.

Mauricio Carvalho destacou que essa ação contemplará a Terceira Idade, e que permitirá o acesso de idosos as redes sociais, a criação de canais de comunicação com amigos, parentes e familiares, sendo o primeiro projeto em Rondônia que dará ênfase ao atendimento prioritário desses grupos.

Inicialmente serão atendidos 03 pontos, um PID para atender idosos, e os demais para atender jovens e adultos.

A proposta do projeto é criar uma rede de apoio para que muitas outras Instituições possam ser beneficiadas, permitindo criar mais espaços de comunicação.

Nesta primeira etapa, foram distribuídos 30 computadores, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através da Associação AFAGO em conjunto com a IPRO, que é a responsável por selecionar as Instituições e/ou os espaços que serão contemplados, ficando a cargo de Mauricio e Mariana a busca de parceiros e instituições que desejam doar seus equipamentos, podendo ser novos ou usados.

O acesso aos Núcleos de PID, serão de segunda a sexta, das 08h às 18h, onde ocorrerão diversas oficinas, cursos e treinamentos, e todas as atividades serão gratuitas.

Destaca-se ainda que todos os locais terão suas redes de internet livres, para acesso de qualquer cidadão que queira utilizar as redes sociais, sites de notícias e programas de busca. Sendo vedada o acesso de conteúdos racistas, que promovam a violência, pornografia e qualquer conteúdo ilegal.

Mariana Carvalho, afirmou que essa iniciativa envolve pessoas e Instituições que desejam a transformação social e que tem compromisso com o Meio Ambiente, com o descarte responsável desses equipamentos, não poluindo os lixões e principalmente porque atende toda a comunidade, tanto na formação técnica quanto no acesso as essas máquinas. Mariana informou ainda que sua meta é promover e implantar outros núcleos, tudo isso visando a Sustentabilidade.

Mariana destaca ainda que essa iniciativa demonstra que é possível promover a mudança e a quebra de paradigmas, valendo-se de iniciativas que vão além do simples acesso a internet.

PID – NÚCLEO CEREJEIRAS
PID – NÚCLEO ROLIM DE MOURA – ARTICULAÇÃO JAIRO BENETTI

 

Sobre Dario Bagalo

Leia também

ID JOVEM – Jovens tem direito à passagens interestaduais gratuitas e à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos

Por: Dário Bagalo Milhões de jovens de todo o país têm direito a aderir ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *