terça-feira , julho 17 2018

Universitários de Machadinho terão veículo para se deslocar até Ariquemes

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-Rolim de Moura) assumiu o compromisso de disponibilizar uma emenda parlamentar para aquisição de veículo, tipo micro ônibus, a ser utilizado pelos universitários de Machadinho que estudam em Ariquemes. O compromisso aconteceu no último dia 01/02, quando em visita ao município o parlamentar participou de reunião com representantes dos universitários e da Associação Comercial e Empresarial de Machadinho – ACEMA. Na oportunidade a presidente da entidade, Madalena Petyk protocolou a solicitação ao deputado que garantiu a disponibilidade do recurso.

Durante a reunião Luiz Cláudio reconheceu a dificuldade enfrentada pelos alunos, que precisam se deslocar até um município vizinho para buscar a sua formação, uma vez que Machadinho não dispõe de universidade com cursos presenciais. “Temos que garantir que os universitários adquiram sua qualificação profissional sem precisar ir morar em outros municípios”, declarou Luiz Cláudio.

A emenda do parlamentar vai depender da elaboração de um projeto contendo Plano de Trabalho, o qual o prefeito Leomar Patrício (PHS) se comprometeu a providenciar. O projeto, depois de pronto, deverá ser encaminhado ao gabinete do deputado que fará a indicação da emenda. O recurso será destinado a prefeitura que irá estudar uma forma de disponibilizar o transporte aos universitários.

Atualmente 22 universitários estudam em Ariquemes e precisam se deslocar diariamente cerca de 150 quilômetros em veículos próprios, indo de carona com amigos ou utilizando taxi para chegar aos polos universitários, aumentando consideravelmente seus custos educacionais. A aquisição do micro ônibus irá garantir economia significativa para os atuais alunos e incentivar que outros postulantes se sintam motivados a ingressar nas universidades.

Madalena Petyk frisou a importância deste ato do deputado Luiz Cláudio. “Sabemos o quanto esse problema de deslocamento tem inibido nossos estudantes. Com esta conquista, tenho certeza que mais alunos terão condições de ir até Ariquemes cursar uma faculdade presencial. Isso será bom para eles e também para Machadinho”, finalizou.

A missão de concluir um curso universitário, em uma faculdade presencial, para os estudantes de Machadinho é uma tarefa árdua e leva a grande maioria dos estudantes a irem morar em outras cidades. Como o município não possui uma universidade com aulas presenciais, os estudantes que não querem ou não têm como deixar Machadinho, precisam se deslocar até Ariquemes, diariamente. Em razão disso os custos são muito alto, pois além de pagar as mensalidades os estudantes ainda precisam arcar com os custos do transporte.

Na tentativa de melhorar essa condição os universitários vêm buscando alternativas diversas. Em meados de janeiro tiveram uma reunião, intermediada pela ACEMA, com o prefeito Leomar Patrício, onde o grupo expôs ao chefe do executivo a problemática. Na oportunidade o prefeito esclareceu que o orçamento atual do município não comportaria tal despesa, mas se prontificou a buscar uma alternativa para o problema.

A união de esforços na busca por uma solução plausível para a situação, ao que parece, vai culminar com uma grande conquista para a classe universitária e, por conseguinte, ao município de Machadinho.

 



 

Fonte: Universitários

Leia também

Decisão do STF impacta mais de meio bilhão de impostos em Rondônia

Aproximadamente quinhentos milhões por ano de impostos podem ser revertidos em créditos para empresas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *